Qui, 18 de abril de 2024, 14:58

V Conepetro celebra integração entre universidade e indústria
Programação do evento, que tem como tema “A sinergia entre a indústria e a academia”, segue até o dia 19/04
A abertura do V Conepetro aconteceu no Centro de Convenções AM Malls. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Na noite da última quarta-feira, 17, aconteceu a abertura do V Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Conepetro), promovido pela Universidade Federal de Sergipe, no Centro de Convenções AM Malls. Com o tema “A sinergia entre a indústria e a academia”, o evento conta com uma programação variada, com destaque para as mesas redondas com empresas, órgãos e instituições de renome na área.

Inicialmente como um workshop de Engenharia de Petróleo, o Conepetro nasceu em 2011 por iniciativa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Hoje, em sua quinta edição, o congresso também conta com a realização da UFS, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE Brasil), Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Sergipe (Agese), Associação das Empresas da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energias de Sergipe (Pense) e Laboratório de Marketing.

Público prestigiou a abertura do Conepetro. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Para o reitor da UFS, Valter Santana, receber um evento nacional que dialoga com uma área tão importante para o Estado de Sergipe tem um enorme potencial para novas conexões. “A Universidade Federal do Sergipe tem buscado uma integração daquilo que nós fazemos dentro da instituição, seja no âmbito da graduação ou da pós-graduação, com o setor produtivo e a sociedade de forma geral. Então, é uma alegria muito grande estar aqui, participar e construir ainda mais pontes para que a UFS possa se desenvolver, fortalecer, formar bem alunos e desenvolver o nosso Estado”, pontuou.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Roberto Rodrigues, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET/UFS), enfatizou a necessidade de ampliar a integração da UFS com a sociedade sergipana. “Esse evento representa a nossa universidade aberta e em sintonia com o futuro. A exploração de gás natural em águas profundas, descoberta em sintonia com o governo do Estado, abre portas para os profissionais formados pela UFS”, esclareceu.

Roberto Rodrigues (à direita) é diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET/UFS). (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A chefe do Departamento de Engenharia de Petróleo (Depet/UFS) e presidente local do Conepetro, Rosivânia Oliveira, revelou a importância das parcerias que a UFS vem fechando com o setor produtivo. “Estamos conseguindo unir parceiros de diversos setores, tanto do setor empresarial como das academias, em evento único, onde estão conversando e fazendo conexões. O resultado disso são pontes entre as instituições para possíveis projetos de pesquisa e o desenvolvimento dos nossos futuros profissionais”, disse a professora.

Rosivânia Oliveira é chefe do Departamento de Engenharia de Petróleo e presidente local do Conepetro. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Kleberson Pereira, presidente nacional do Conepetro, compartilhou os motivos que trouxeram o evento à capital sergipana. “Nós tínhamos a pretensão de vir para Sergipe antes da pandemia, mas o caos pandêmico atrapalhou nossa trajetória. Aracaju foi escolhida pelo polo acadêmico de excelência a nível nacional para engenheiros de petróleo e também pelo setor, que está tão aquecido. A conhecida Bacia Sergipe-Alagoas, tão importante nesse cenário nacional, trouxe essa necessidade de trazermos o evento para cá, para agregar isso à indústria, academia e todos os estudantes locais”, explicou.

Kleberson Pereira é presidente nacional do Conepetro. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Para o estudante do oitavo período de Geologia na UFS, Luiz Brito, estar presente no evento trouxe oportunidades únicas. “A graduação tem dado um amplo arcabouço teórico para compreender a exploração petrolífera, além do aparato para desenvolver um aspecto mais prático por meio da startup GKF. Disso, surgiu o meu interesse pela indústria.”

Luiz Brito é estudante do oitavo período do curso de Geologia da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

“Hoje, aqui no evento, eu conheci mais cedo um senhor que foi um dos pais do pré-sal brasileiro. Então, para mim, que sou entusiasta da área, foi uma experiência muito legal! Ele contou que participou diretamente da perfuração do poço que veio a se tornar o descobridor do primeiro reservatório de pré-sal no país. Foi incrível!”, revelou o estudante.

O Conepetro segue até o dia 19 de abril. Confira a programação aqui.

Brunna Martins - Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 18 de abril de 2024, 15:09