Sobre:
Visando melhorar a comunicação entre a STIC e as unidades no que diz respeito aos projetos de TI (sistemas e aplicativos), foi adotada uma metodologia padronizada para a solicitação desses projetos.
A metodologia consiste em quatro atividades principais:
- Submeter a demanda para apreciação da unidade superior;
- Preencher o formulário de solicitação de projeto de TI via SEI;
- Nessa etapa, você deverá esclarecer do que se trata o seu projeto. Você deverá identificar a unidade demandante e as unidades relacionadas a esse pedido, informar qual o objetivo, qual o impacto de sua implantação além de previsões legais para sua implementação.
- Participar de reunião para avaliar e pontuar o projeto (conforme 13 critérios preestabelecidos);
- Acompanhar a posição na fila e o prazo estimado para início do projeto na planilha.
Conforme diagrama:
Os projetos com maior pontuação ocupam as primeiras posições na fila. A pontuação é calculada com base nos pontos atribuídos a cada um dos 13 critérios abaixo:
Critérios Considerados:
Critério 1: Exigência Legal ou Regulatória
1 = Não é uma exigência legal (necessidade de melhoria identificada)
2 = Possui minuta de resolução em apreciação
3 = Possui exigência interna à Universidade (AUDINT)
4 = Possui exigência externa à Universidade (MEC, TCU, CGU)
Critério 2: Prazo para implantação do projeto (quando houver exigência externa)
1 = Não se aplica
2 = Até 24 meses
3 = Até 12 meses
10 = Até 6 meses
Critério 3: Macroprocesso da cadeia de valor que a solução irá apoiar
2 = Suporte
3 = Gerencial
4 = Finalístico
Critério 4: Público-alvo que irá usufruir do projeto
1 = Comunidade externa
2 = Uma ou mais unidades
3 = Servidores (técnicos ou docentes)
4 = Discentes
Critério 5: Alinhamento com os objetivos estratégicos
1 = Não possui alinhamento
2 = Alinhado ao PDTI
3 = Alinhado ao PEI
4 = Alinhado ao PDI
Critério 6: Nível de gestão do conhecimento relacionado ao processo de trabalho
1 = Processo conhecido de forma tácita
2 = Processo registrado em instrumentos da unidade
4 = Processo mapeado e disponibilizado no portal da instituição
Critério 7: Grau de risco identificado em decorrência da não execução do projeto
1 = Probabilidade baixa e impacto baixo
2 = Probabilidade baixa e impacto alto
3 = Probabilidade alta e impacto baixo
4 = Probabilidade alta e impacto alto
Critério 8: Fonte de recursos para execução do projeto
1 = Recurso interno (UFS)
4 = Recurso provido pelo demandante
Critério 9: Tempo decorrido desde a solicitação do projeto
1 = Inferior a 6 meses
2 = Entre 6 e 12 meses
3 = Entre 12 e 24 meses
4 = Superior a 24 meses
Critério 10: Nível de dependência de recursos tecnológicos para entrega do serviço
1 = Não depende (manual) ou parcialmente dependente (manual e automatizado)
2 = Totalmente dependente (automatizado)
Critério 11: Tipo de projeto
1 = Desenvolvimento de sistema/módulo do zero
2 = Implantação de sistema/módulo de outra instituição (parceira ou governo) com customização
3 = Implantação de sistema/módulo de outra instituição (parceira ou governo) sem customização
4 = Desenvolvimento de novas funcionalidades em sistema já em produção ou adequação
Critério 12: Dependência técnica
1 = Atualização da arquitetura do sistema
2 = Adequação de outros módulos ou sistemas
3 = Reestruturação de banco de dados ou migração de dados
4 = Não há dependência
Critério 13: Capacidade técnica da equipe
1 = Necessita ser capacitada nas tecnologias (ferramentas) adotadas no projeto
2 = Não necessita capacitação nas tecnologias (ferramentas) adotadas no projeto
Dessa forma, será possível utilizar critérios objetivos para priorizar projetos, considerando o retorno que cada solução trará para a instituição de maneira transparente e dinâmica.
Para acompanhar os projetos que estão na fila de espera com suas respectivas pontuações, CLIQUE AQUI.