Novos projetos

Sobre:

Visando melhorar a comunicação entre a STIC e as unidades no que diz respeito aos projetos de TI (sistemas e aplicativos), foi adotada uma metodologia padronizada para a solicitação desses projetos.

A metodologia consiste em quatro atividades principais:

  1. Submeter a demanda para apreciação da unidade superior;
  2. Preencher o formulário de solicitação de projeto de TI via SEI;
    • Nessa etapa, você deverá esclarecer do que se trata o seu projeto. Você deverá identificar a unidade demandante e as unidades relacionadas a esse pedido, informar qual o objetivo, qual o impacto de sua implantação além de previsões legais para sua implementação.
  3. Participar de reunião para avaliar e pontuar o projeto (conforme 13 critérios preestabelecidos);
  4. Acompanhar a posição na fila e o prazo estimado para início do projeto na planilha.

 

Conforme diagrama:

Os projetos com maior pontuação ocupam as primeiras posições na fila. A pontuação é calculada com base nos pontos atribuídos a cada um dos 13 critérios abaixo:

Critérios Considerados:

 

Critério 1: Exigência Legal ou Regulatória

 1 = Não é uma exigência legal (necessidade de melhoria identificada)
 2 = Possui minuta de resolução em apreciação
 3 = Possui exigência interna à Universidade (AUDINT)
 4 = Possui exigência externa à Universidade (MEC, TCU, CGU)

Critério 2: Prazo para implantação do projeto (quando houver exigência externa)

 1 = Não se aplica
 2 = Até 24 meses
 3 = Até 12 meses
 10 = Até 6 meses

Critério 3: Macroprocesso da cadeia de valor que a solução irá apoiar

 2 = Suporte
 3 = Gerencial
 4 = Finalístico

Critério 4: Público-alvo que irá usufruir do projeto

 1 = Comunidade externa
 2 = Uma ou mais unidades
 3 = Servidores (técnicos ou docentes)
 4 = Discentes

Critério 5: Alinhamento com os objetivos estratégicos

 1 = Não possui alinhamento
 2 = Alinhado ao PDTI
 3 = Alinhado ao PEI
 4 = Alinhado ao PDI

Critério 6: Nível de gestão do conhecimento relacionado ao processo de trabalho

 1 = Processo conhecido de forma tácita
 2 = Processo registrado em instrumentos da unidade
 4 = Processo mapeado e disponibilizado no portal da instituição

Critério 7: Grau de risco identificado em decorrência da não execução do projeto

 1 = Probabilidade baixa e impacto baixo
 2 = Probabilidade baixa e impacto alto
 3 = Probabilidade alta e impacto baixo
 4 = Probabilidade alta e impacto alto

Critério 8: Fonte de recursos para execução do projeto

 1 = Recurso interno (UFS)
 4 = Recurso provido pelo demandante

Critério 9: Tempo decorrido desde a solicitação do projeto

 1 = Inferior a 6 meses
 2 = Entre 6 e 12 meses
 3 = Entre 12 e 24 meses
 4 = Superior a 24 meses

Critério 10: Nível de dependência de recursos tecnológicos para entrega do serviço

 1 = Não depende (manual) ou parcialmente dependente (manual e automatizado)
 2 = Totalmente dependente (automatizado)

Critério 11: Tipo de projeto

 1 = Desenvolvimento de sistema/módulo do zero
 2 = Implantação de sistema/módulo de outra instituição (parceira ou governo) com customização
 3 = Implantação de sistema/módulo de outra instituição (parceira ou governo) sem customização
 4 = Desenvolvimento de novas funcionalidades em sistema já em produção ou adequação

Critério 12: Dependência técnica

 1 = Atualização da arquitetura do sistema
 2 = Adequação de outros módulos ou sistemas
 3 = Reestruturação de banco de dados ou migração de dados
 4 = Não há dependência

Critério 13: Capacidade técnica da equipe

 1 = Necessita ser capacitada nas tecnologias (ferramentas) adotadas no projeto
 2 = Não necessita capacitação nas tecnologias (ferramentas) adotadas no projeto

Dessa forma, será possível utilizar critérios objetivos para priorizar projetos, considerando o retorno que cada solução trará para a instituição de maneira transparente e dinâmica.

Para acompanhar os projetos que estão na fila de espera com suas respectivas pontuações, CLIQUE AQUI