Sobre

A STIC tem como objetivo criar e manter condições para o funcionamento sistêmico das atividades ligadas à Tecnologia da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Sergipe, apoiando o desenvolvimento do Ensino, Pesquisa, Extensão, gestão e serviços à comunidade, de acordo com as diretrizes da instituição. A resolução nº 001/2005, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU), instituiu o regimento do antigo CPD, e sua primeira estrutura geral.

Prestando suporte às atividades acadêmicas e administrativas, a área de TIC, na forma de um  Núcleo  Especializado,  gradativamente  centraliza  ações  de  TIC  como:  definição  e  gestão  de aquisição  de  hardware  e  software, contratação  de  serviços  e  elaboração  de  projetos  de  TIC, criação  e  adaptação  de  sistemas  de  informação,  elaboração  de  normas  de  comportamento relacionado  ao  uso  da  estrutura  de  TIC,  além  de  proporcionar suporte  à  rede  de  dados  e  de telefonia. O STI está integrado à comunidade acadêmica brasileira através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cuja estrutura é de abrangência nacional e provê o acesso a Internet para Universidades e Centros de Pesquisa Federais. O STI também é responsável pela administração do Ponto de Presença (POP) dessa rede no estado de Sergipe.

 

COORDENAÇÕES

A  Coordenação  de  Suporte  (COSUP)  tem  como  atividade  principal  a  manutenção dos equipamentos de informática, no que se refere a computadores, monitores, estabilizadores, no-break's e os aparelhos do ponto biométrico, assim como a instalação de aplicativos e configuração de drivers. Essa coordenação também é responsável pelas especificações dos equipamentos adquiridos pela UFS.

A Coordenação de Redes (CORED) é responsável por prover toda a comunicação de dados e voz da universidade. Ela Identifica demandas de equipamentos de rede, bem como software e ferramentas  de  monitoramento  do  estado  da  rede;  utiliza  ferramentas  de  auditoria  e  segurança, prevenindo  incidentes  e  implementando  estratégias  de  segurança  de  sistemas,  equipamentos  e banco  de  dados  referente  a  segurança  de  TIC.  Essa  coordenação também  é  responsável  pela administração  do  Ponto  de  Presença  (PoP)  da  Rede  Nacional  de  Ensino  e  Pesquisa  (RNP)  em Sergipe.

A  Coordenação  de  Sistemas  (COSIT)  é  responsável  por  fazer  o  planejamento,  análise, desenvolvimento  e  manutenção  de  sistemas  de  informação  que  são  utilizados  pelos  setores administrativos e acadêmicos da UFS, incluindo  também  a administração dos dados coorporativos. Cabe  a  essa  coordenação  analisar,  projetar  e  programar  sistemas  novos,  bem  como  dar manutenção a sistemas existentes. Ainda dentro dessa coordenação cabe a administração do banco de dados lógico e físico; a análise de políticas para otimização da base de dados garantindo a disponibilidade, desempenho, consistência, segurança e recuperação do banco dos dados.

 

MISSÃO

Dar suporte às atividades da Universidade, oferecendo produtos e serviços de tecnologia da informação e comunicação, atuando de forma integrada para que se cumpra sua função.

 

VISÃO

Ser reconhecido, pela UFS, por prover soluções tecnológicas com confiabilidade, segurança e eficiência, sendo referência de sucesso e inovação em recursos de tecnologia da informação e comunicação. Possuir estrutura organizacional consolidada, com a presença de pessoal capacitado, qualificado e comprometido, além de equipamentos atualizados e com infraestrutura adequada.

 

VALORES

  • Eficiência – Garantir eficiência na automação dos processos de negócio meio e fim da instituição.
  • Confiança – Garantir a credibilidade dos produtos e serviços de tecnologia da informação e comunicação ofertadas.
  • Agilidade – Atender agilmente às demandas por soluções de TIC.
  • Integridade – Garantir a integridade das demandas por soluções de TIC.
  • Colaboração – Promover um ambiente integrado, favorecendo o compartilhamento de soluções e de conhecimento.
  • Inovação Tecnológica – Criar e adaptar sistemas de informação direcionados a resolução de problemas e aperfeiçoamento dos serviços.