Ter, 27 de fevereiro de 2024, 09:12

UFS segue implementando mudanças na rede de internet
Durante o processo, universidade passa por período de instabilidade de conexão

Por Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe vem implementando mudanças na rede para melhorar e facilitar o acesso à internet. Por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), a UFS disponibilizou uma nova rede wi-fi e está estruturando o cabeamento e a conectividade para permitir maior qualidade na uso da rede corporativo e acesso a internet.

No entanto, a universidade perdeu em 2023 os dois equipamentos de controle de tráfego (firewall), o que impactou diretamente a qualidade da conexão. A licitação para aquisição dos equipamentos já foi feita e os equipamentos foram comprados. Enquanto isso, a equipe da STIC deu uma solução de contorno utilizando um equipamento de menor porte para administrar o volume de demandas, que segue intenso.

Dessa forma, a instituição passa por um período de instabilidade de rede até a resolução definitiva da situação, que está prevista para o final do mês de março. Este novo firewall vai fazer a conectividade voltar aos níveis de qualidade pré-pandemia e permitir ter novamente o controle do tráfego.

De acordo com o superintendente, Andrés Menéndez, a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação está totalmente dedicada em buscar melhorias e solucionar todas as questões relacionadas ao acesso à internet na UFS.

“São muitas horas dedicadas, incluindo finais de semana, para resolver as mais diversas questões com afinco, dedicação, e abnegação de um time que fez e faz tudo o que está a seu alcance pela universidade. É preciso dominar a retórica e sair das cordas. Há problemas, mas é preciso fazer com que a comunidade entenda que reconstruir leva tempo, é complexo e precisa de união no projeto. Podemos garantir que estamos de mangas arregaçadas diuturnamente tentando resolver”, afirma Andrés.

Atualizado em: Ter, 27 de fevereiro de 2024, 09:19